Fisioterapia
A fisioterapia ajuda na prevenção e reabilitação de pessoas afetadas por lesões, acidentes, doenças ou incapacidades.
O seu objetivo é ajudar pessoas de todas as idades a prevenir ou a gerir a dor através de terapia manual, educação e conselhos específicos
Recuperação Desportiva
Engloba uma avaliação inicial do atleta pelo médico fisiatra, procurando um diagnóstico clínico, através da avaliação clínica e do estudo do gesto técnico realizado. Essa suspeita diagnóstica é confirmada através da realização de exames auxiliares de diagnóstico, sendo então efetuado um programa de reabilitação adaptado à sua situação clínica, procurando uma rápida recuperação da sua condição física inicial.
Terapia da Fala
A intervenção do Terapeuta da Fala na idade adulta incide na reabilitação de patologias neurológicas resultantes de lesões adquiridas do SNC e SNP (ex.: AVC, TCE, ou doenças degenerativas (ex. Parkinson), patologias no âmbito da ORL (nódulos/pólipos das pregas vogais) e disfunções da ATM.
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida. O Terapeuta Ocupacional irá facilitar, promover, adaptar e incluir o indivíduo que apresenta alterações motoras, sensoriais ou cognitivas nas atividades de vida diárias, favorecendo a sua interação e inclusão social.
Terapia Ocupacional em Adultos
A abordagem a indivíduos nesta faixa etária tem como objetivo o seu retorno ao desempenho dos papéis que desempenhava na fase pré-mórbida. Caso não seja clinicamente possível, o Terapeuta tem a função de auxiliar o indivíduo a adaptar-se à sua nova condição e a desempenhar de forma autónoma o máximo de atividades possíveis, para que possa atingir um desempenho ocupacional satisfatório.
Juntamente com o Fisioterapeuta e com o Terapeuta da Fala, o Terapeuta Ocupacional buscará a funcionalidade e independência.
Serviços de terapia ocupacional
- Uma avaliação individualizada e pormenorizada, durante a qual o indivíduo/família e o terapeuta ocupacional determinam os objetivos da pessoa;
- Uma intervenção personalizada para melhorar a capacidade do indivíduo para realizar atividades em défice e alcançar os objetivos;
- Uma reavaliação para garantir que os objetivos estão a ser alcançados e/ou fazer alterações no plano de intervenção, caso seja necessário.
Terapia Neurológica
Após uma lesão do foro neurológico, o paciente em questão poderá apresentar défices funcionais, nomeadamente motores e articulares (com limitação da amplitude de movimento ou défice de força muscular dos membros atingidos), da fala ou da deglutição, cognitivos, assim como disfunção vésico esfincteriana, com alteração do mecanismo de micção ou de treino intestinal.
A avaliação inicial é efetuada pela médica fisiatra, que seguidamente decide a orientação futura, que poderá englobar técnicas de fisioterapia, de terapia ocupacional ou terapia da fala, de estimulação cognitiva, assim como de reeducação vésico esfincteriana.
Medicina Anti-Aging
Medicina Estética
Tratamentos estéticos não cirúrgicos que possibilitam a prevenção, manutenção, correção e restauração/atenuação de aspetos inestéticos do rosto e do corpo, com procedimentos eficazes, sem precisar de recorrer a cortes e anestesias.
Os tratamentos utilizados são não invasivos ou são minimamente invasivos, realizados a nível ambulatório, com efeitos colaterais mínimos e sem quebra da rotina do paciente.
Medicina Anti-Aging
A Medicina anti-aging apoia-se na sinergia de cinco componentes indispensáveis para um organismo equilibrado: a atividade física, a nutrição, a suplementação vitamínica e mineral, as hormonas bio-idênticas e a adoção de um estilo de vida saudável.
O envelhecimento é fruto da evolução natural do nosso organismo, porém coloca em risco o nosso bem estar físico e mental à medida que gera uma degeneração do nosso corpo. No entanto com a Medicina preventiva Anti-Aging podemos evitar o aparecimento de inúmeras patologias e, quando tal não for possível, atrasar o seu desenvolvimento, prolongando a qualidade de vida do paciente por muitos anos.
Situações em que a Medicina Anti-Aging pode ajudar a prevenir e tratar:
- Alterações de humor
- Cansaço físico e mental
- Doenças degenerativas e outras relacionadas com o envelhecimento precoce
- Perda do interesse ou outras alterações sexuais
- Doenças cardíacas
- Osteoporose
- Menopausa e pré-menopausa
- Osteoporose, osteopenia e sua prevenção
- Alterações da memória
- Retenção de líquidos
- Disfunções menstruais
- Diabetes tipo II
Terapia Neural
A Terapia Neural diferencia-se pela abordagem integral do paciente, já que perspetiva e trata o organismo não como um conjunto de órgãos ou sistemas isolados, mas antes como uma unidade. Deste modo, a mente, os órgãos e os tecidos do corpo humano são indissociáveis, estando conectados por uma rede nervosa que os conecta e atua como regulador das suas funções.
Situações como cicatrizes, intervenções cirúrgicas, stress, infeções, doenças e alterações a nível dentário podem afetar o funcionamento normal da rede neural resultando em dor, doença ou perturbações em qualquer parte do corpo.
Como funciona a Terapia Neural?
A avaliação inicial consiste em fazer um estudo personalizado do paciente, tentando detetar no seu histórico clínico, biográfico e possíveis fatores que possam estar a interferir na sua saúde. O objetivo é neutralizar interferências negativas no organismo, através de injeções de Procaína em pontos estratégicos. Deste modo, o sistema nervoso retoma o funcionamento saudável e adequado.
Neurofeedback
Lembra-se de quando aprendeu a andar de bicicleta? Durante essa aprendizagem é o seu cérebro que lhe diz como ficar em balanço, aprende por feedback.
O Neurofeedback é em exercício comparável a esta aprendizagem em que o seu cérebro aprende como balançar a sua actividade! Mesmo que já não ande e bicicleta há 10 anos, nunca mais se vai esquecer!
Patologias abrangidas pelo Neurofeedback
Perturbações de ansiedade, depressão, défice de atenção, hiperatividade, perturbações do sono, dores de cabeça e enxaquecas, paralisia cerebral, bruxismo, autismo, dificuldades de aprendizagem e fibromialgia são apenas alguns exemplos.
Como funciona o Neurofeedback?
O NEUROFEEDBACK é indolor e não invasivo. Com um equipamento específico registamos o padrão de ondas e nível de atividade cerebral. Depois, de forma interativa e motivadora, treinamos o cérebro para alterar o seu nível de atividade, promovendo a autorregulação.
Neuropsicologia
A neuropsicologia estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Permite identificar a presença de alterações cognitivas, emocionais e comportamentais e quantificar a sua gravidade para posteriormente desenvolver um programa de reestruturação ou reabilitação.
Indicações
- Avaliação pré e pós-operatória (pacientes neurocirúrgicos)
- Dificuldades Neuropsicomotoras
- Distúrbios do sono
- Distúrbios neuropsiquiátricos, outras condições de saúde mental e abuso de substâncias (perturbações do humor, ansiedade, esquizofrenia, álcool ou uso de drogas)
- Doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Degeneração Frontotemporal, etc)
- Doenças neurológicas (Epilepsias, Esclerose múltipla, Tumores cerebrais, Hidrocefalia, etc)
- Doenças Vasculares (AVC’s)
- Lesão cerebral traumática ou adquirida (TCE’s)
- Perturbações do neurodesenvolvimento (Perturbação do Espectro Autista, Desenvolvimento intelectual, Défice de Atenção e Hiperatividade, etc)
- Perturbações Específicas da Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia)
- Queixas subjetivas de memória
- Síndromes genéticas (Trissomia 21, Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Angelman, Síndrome do X-frágil, Síndrome de Williams-Beuren, etc)
Como funciona?
1ª Fase – Avaliação neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica é realizada em 2 a 3 sessões e consiste numa entrevista clínica, seguida de um rastreio cognitivo (screening) e bateria de testes neuropsicológicos. A avaliação termina na elaboração de um relatório de avaliação neuropsicológica.
2ª Fase – Reabilitação neuropsicológica
A reabilitação neuropsicológica visa capacitar indivíduos saudáveis e/ou com défices cognitivos causados por lesão ou doença, para que possam adquirir um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico, melhorando consequentemente a sua qualidade de vida.
Ayurveda
Um sistema milenar da medicina tradicional indiana, que é considerado pela OMS (organização mundial de saúde) como um sistema de medicina efetivo em prevenção e tratamento de doenças. Restabelece o equilíbrio no corpo através da nutrição, estilo de vida, terapias naturais como as massagens, oleações, sudações, limpezas orgânicas, técnicas de yoga, meditação e também elementos da natureza como plantas medicinais, sucos, chás e alimentos.
Tudo isso com o objetivo de se obter saúde, para promover a cura de desordens físicas, mentais e emocionais. Restabelecendo assim o equilíbrio no corpo, promovendo a vitalidade, o contentamento, a longevidade e sensibilizar a nossa perceção.